Questionar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso grupo é formado por pessoas que não se contentam com os produtos da sociedade capitalista, visando interpretar os conteúdos de forma não superficial .


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Albert Einstein

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Albert Einstein Empty Albert Einstein Qua Set 24, 2014 1:43 pm

Thalesestevao

Thalesestevao

Muitas vezes pensamos que um cientista é um ser de outro mundo, uma pessoa iluminada, com um conhecimento que nunca poderemos ter. Este vídeo mostra um lado humano de Albert Einstein, um homem considerado o maior gênio de seu e de todos os tempos. Era um sujeito normal, com as mesmas dificuldades que nós temos e que, muitas vezes, foi considerado um cara sem perspectiva de futuro. Espero que gostem.



Última edição por Thalesestevao em Qua Set 24, 2014 1:51 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Discutir a biografia de Albert Einstein)

2Albert Einstein Empty Re: Albert Einstein Qui Set 25, 2014 9:46 am

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Thales, o vídeo ilustra muito bem o que você comentou, porém como quase todo resumo biográfico póstumo, a visão do autor do documentário prevalece sobre a verdade, acredito que todo grande cientista não pode ser analisado apenas através de um vídeo, por exemplo, este documentário retrata o carácter de Einstein como duvidoso, pois ele acaba por se relacionar com a própria prima e separa-se da esposa e dos filhos, porém o que de fato nunca saberemos, é como era a personalidade de sua esposa, como ela possivelmente invejava o sucesso de Albert, uma vez que ela também havia estudado física, não quero, no entanto, com esta abordagem defender o carácter de Einstein e sim não levantar julgamentos precipitados. O que tenho certeza é que nomes como Newton, Galileu, Darwin, Einstein, Lavoisier entre outros, poderiam até ser biologicamente parecidos com outros seres humanos, com as mesmas necessidades o que em parte é moldado pela sociedade, contudo o que os afastam de outros  homens, não é a sua super inteligência e sim a sua capacidade de concentração, seu comprometimento com o trabalho e principalmente a virtude de não se contaminar com os vícios da sociedade e em última instância o fato de não aceitar todas as teorias como verdades absolutas. Thales obrigado pela participação ativa no site, se possível no futuro post aquelas imagens dos supertelescópios, de preferência no campo em foco, obrigado.

https://grupoquestionar.forumeiros.com

3Albert Einstein Empty Re: Albert Einstein Qui Set 25, 2014 10:57 am

Thalesestevao

Thalesestevao

Flavio Fernandes escreveu:Thales, o vídeo ilustra muito bem o que você comentou, porém como quase todo resumo biográfico póstumo, a visão do autor do documentário prevalece sobre a verdade, acredito que todo grande cientista não pode ser analisado apenas através de um vídeo, por exemplo, este documentário retrata o carácter de Einstein como duvidoso, pois ele acaba por se relacionar com a própria prima e separa-se da esposa e dos filhos, porém o que de fato nunca saberemos, é como era a personalidade de sua esposa, como ela possivelmente invejava o sucesso de Albert, uma vez que ela também havia estudado física, não quero, no entanto, com esta abordagem defender o carácter de Einstein e sim não levantar julgamentos precipitados. O que tenho certeza é que nomes como Newton, Galileu, Darwin, Einstein, Lavoisier entre outros, poderiam até ser biologicamente parecidos com outros seres humanos, com as mesmas necessidades o que em parte é moldado pela sociedade, contudo o que os afastam de outros  homens, não é a sua super inteligência e sim a sua capacidade de concentração, seu comprometimento com o trabalho e principalmente a virtude de não se contaminar com os vícios da sociedade e em última instância o fato de não aceitar todas as teorias como verdades absolutas. Thales obrigado pela participação ativa no site, se possível no futuro post aquelas imagens dos supertelescópios, de preferência no campo em foco, obrigado.

Oi Flávio

Concordo com vc que a visão apresentada no vídeo é uma visão do autor. Porém, desejo ressaltar que mesmo um cientista brilhante como Albert Einstein tinha uma vida pessoal com suas alegrias e seus desgostos. O que achei interessante neste vídeo é que muitas vezes pensamos no cientista como alguém com mente privilegiada e que não sofre as mesmas coisas que os demais seres humanos. Na verdade, pensando sobre isso, observarmos que é assim que nossos alunos se comportam em relação a nós e aos cientistas que citamos em nossas aulas. Porém, quando vemos que alguém com Einstein era um homem normal, que trabalhava para sobreviver (afinal ele teve que trabalhar no escritório de patente para poder sustentar sua casa), que se relacionava com as pessoas, que casou-se, separou-se (independente dos motivos por trás de seu divórcio), que tinha uma posição firme frente ao rumo que a sociedade tomava concernente a primeira guerra mundial, negando-se a participar juntamente com seu colegas cientistas que,  eram entusiastas da guerra, de todo movimento a favor da I guerra mundial, tornando-se um homem pacifista. E conforme vc mencionou em sua resposta:"contudo o que os afastam de outros  homens, não é a sua super inteligência e sim a sua capacidade de concentração, seu comprometimento com o trabalho e principalmente a virtude de não se contaminar com os vícios da sociedade e em última instância o fato de não aceitar todas as teorias como verdades absolutas" vejo que este tipo de atitude pode ser conseguida por qualquer pessoa que se esforce, como Einstein, para alcançar seus objetivos. É claro que o sucesso de Einstein também teve um favorecimento graças a colaboração de outros colegas que compraram e acreditaram nas teorias de Einstein. Se o Einstein não tivesse se esforçado em seu trabalho e não tivesse persistido em seu objetivo dificilmente estas oportunidade de sucesso teriam batido em sua porta e provavelmente nunca teríamos ouvido falar do nome Albert Einstein. Isso me faz acreditar que as oportunidades existem porém nós devemos estar preparados para elas. Em falar nisso achei um outro filme (que ainda vou assistir) sobre Einstein e Eddington que fala sobre a observação do eclipse do sol.

segue abaixo o link para quem interessar

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos