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UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS

4 participantes

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1UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Empty UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Sáb Out 18, 2014 9:24 am

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Pedagogia do Amor com compromisso

Esta proposta de ensino, visa atender uma necessidade latente que os jovens tem de se expressar, portanto ela leva em consideração a realidade atual, para que desta forma a escola seja um local prazeroso, que tenha condições de competir em condições de igualdade com as coisas oferecidas pelo mundo, ou seja para que o educando de fato queira esta na escola.

Ensino Fundamental em tempo integral

   Esta fase da vida do aluno é muito importante na formação do seu caráter, portanto devemos incentivar sua criatividade, através das ferramentas oferecidas pela arte, música, esporte, informática, teatro e etc., em conjunto com a extensão da carga horária de disciplinas que visam valorizar o senso critico, como história e geografia, desmembrar o curso de ciências desde do 6º ano, nas disciplinas física, química e biologia e reintroduzir a matéria moral e cívica no currículo.
 Nesta proposta, apresentaríamos as disciplinas com uma abordagem construtivista, onde o aluno colaboraria ou melhor construirei com a mediação do professor a sua própria aprendizagem, inclusive propondo atividades como o trabalho bimestral, por exemplo, desta forma o professor não deve mais ser um mestre e sim um maestro, coordenando o grupo para que ele não se disperse, logo nesta proposta de ensino o professor passa a ter um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois ele é o responsável por incentivar o aluno a explorar estratégias cognitivas, para que com esta atitude o educando enriqueça seu senso crítico.
  No que compete as atividades extracurriculares com caráter obrigatório, teríamos que oferecer para o grupo de alunos atividades que valorizem a formação de um ser humano mais sensível, não preconceituoso, criativo, crítico, solidário e principalmente seguro. Para tanto não devemos explorar erros do passado e sim valorizar o novo.

Proposta para arte

A arte é um forma do ser humano expressar seus sentimentos e criatividade, portanto não adianta trabalhar com uma expressão artística que não esteja de acordo com a realidade da arte atualmente, desta forma, o educador de artes deve transmitir a noção para os discentes, que a verdadeira beleza da arte é na verdade a sua interpretação. Por exemplo, a ideia de pinchar uma mesa é incorreta e não devemos nunca incentivar tal atitude, porém se tivermos um local na escola onde o aluno possa expressar sua arte através do grafite, isso  fará com que ele queira se expressar na escola, na verdade isso  fará ele querer vir a escola, o que abre espaço para que ele não tome tal atitude na rua, olha a formação do cidadão livre e ao mesmo tempo consciente sendo formada com esta simples atitude.

Proposta para a música

A música tem um papel fundamental nesta proposta de aprendizagem, pois devemos incentivar os alunos a valorizar através da música nossa cultura, ou seja, transmitir o valor e a representação que a música já teve no passado em nosso país, mais sempre com o cuidado de não impor e sim propor, logo o eixo musical é composto por três núcleos.
1º Banda

Toda escola pública deve ter uma banda, que possa apresentar seu trabalho não só nas escolas, mais também para a comunidade, desta forma esperamos favorecer a comunicação com a família e com a comunidade de uma forma geral, bem como motivar os alunos a se expressar e perder a inibição.

2º Coral

Deve ser formado um coral, que valorize a música popular brasileira e a regionalidade do nosso país, bem como a diversificação cultural.

3º Monitor musical

Incentivar os alunos que já são músicos, para que os mesmos transmitam seus conhecimentos aos que assim desejarem, criando desta forma um espirito colaborativo e solidário.

Esporte

   O esporte tem um caráter fundamental dentro da história da humanidade, pois no passado ele serviu até para a interrupção de guerras e também rompeu com preconceitos raciais. Portanto devemos em primeiro lugar, adequar as práticas de educação física para que todos possam usufruir e não apenas os mais aptos, logo devemos diversificar as propostas oferecidas e criar a concepção que a prática esportiva valoriza a saúde em contraposição com uma vida sedentária.

Jogos

    Incentivar os alunos a prática de jogos de tabuleiro como o xadrez por exemplo, com o objetivo da criação de estratégias cognitivas por parte do educando.

Teatro

   Criar um grupo teatral que aborde questões sociais, como preconceito, drogas, aborto, e etc., com o objetivo de disseminar as ideias de sensibilidade e consciência, bem como a formação de talentos.

Radio escola

Criar uma rádio na escola que funcione durante os intervalos, que preste serviços, bem como lazer para os educandos, para tanto, que sua concepção esteja a cargo dos próprios alunos.

Grêmio estudantil

Incentivar a formação de um grêmio, onde os discentes possam expressar sua opinião e efetuar reivindicações.

Chá Literário

Promover a criação de chás literários, com o objetivo de incentivar a leitura.

Piquenique

Promover piqueniques bimestrais com o objetivo de aproximar professor/aluno, bem como favorecer o espirito de solidariedade.

Jornal da escola

Formar um jornal na escola que tenha como principal objetivo a integração entre as turmas, bem como formar talentos.

Lazer

    A escola deve ser um local prazeroso para o aluno, para tanto o lazer é muito valorizado nesta proposta, devemos ter intervalos mais extensos para que o aluno possa se alimentar de forma mais adequada, possa conversar com os colegas, possa ter acesso a internet(com um certo controle e em um laboratório adequado).

Integração

Não só a estrutura física da escola deve dar suporte  aos deficientes, mais educadores e educandos devem alimentar o espirito de solidariedade, enaltecendo assim, a concepção de amor ao próximo e compromisso, bem como a ideia de que temos muito a aprender com as pessoas em dificuldade, pois as vezes quem não enxerga, observa a vida bem melhor do que certas pessoas, que apresentam a vista perfeita.

Higiene

    Como a proposta é de tempo integral deve ser oferecido um armário para o aluno e um quite de higiene pessoal, isto criará no aluno a noção de fato que a escola é a sua segunda casa.

Valorização das nossas raízes

Abrindo o espaço escolar para apresentações de capoeira, palestras envolvendo temáticas indígenas, e disseminação do nosso folclore.

Combate a homofobia

Manifestar a concepção, que o ser humano é bio psico e social e desta forma demonstrar que a homossexualidade não é uma escolha, e nem uma doença, sendo assim não devemos apenas respeitar os homossexuais, como também integrá-los em nossas vidas.

Combate ao Preconceito racial

Esta tem que ser uma luta diária, pois o preconceito apesar de patético ainda existe e portanto devemos erradicar este mau de uma vez por toda.

Divisão das ciências

     O curso de ciência é o menos valorizado dentro da escola atualmente, desta forma a proposta de divisão do curso de ciências já no 6º ano, tem como objetivo valorizar o senso critico em contraposição com uma proposta conteudista, questões como gestão ambiental, poluição, desenvolvimento sustentável e etc., devem adquirir uma relevância maior, pois o objetivo é formar o cidadão crítico que saiba exercer seus direitos e cumprir com seus deveres. A ciência deve ser explorada de uma forma que e se aproxime em primeiro lugar da realidade do aluno, para posteriormente fazer voos mais altos, o que acontece, é que o educando hoje em dia apesar de utilizar toda a tecnologia oferecida pela ciência, ainda acha este curso é algo muito distante de sua realidade, isto é uma especie de complexo que foi disseminado na nossa sociedade, ao dizermos por exemplo que a tecnologia asiática esta a frente da nossa, que os europeus e americanos são os mais inteligentes, portanto compete não só ao educador de ciências exatas o rompimento deste complexo e sim a todo o corpo docente, pois um cidadão crítico tem que ser alto confiante, pois senão no futuro ele ira continuar refém de um sistema que escraviza a mente, fazendo o mesmo acreditar que nunca poderá tomar decisões.

O papel da família

As escolas precisam readquirir o respeito das famílias, este é um dos elementos mais importantes desta proposta, pois criou-se uma espécie de rivalidade entre a família e a escola, onde um acaba culpando o outro e esquecendo que esta discussão não leva a lugar nenhum. Portanto deve ser proliferado o sentimento de união e compartilhamento, para que trabalhando juntos família e escola favoreçam o desenvolvimento do aluno, para tanto faz-se necessária uma participação mais ativa dos pais, que devem acompanhar seus filhos em todos os momentos do processo educativo e não apenas quando surgem problemas, já escola deve ter o hábito positivo, de controlar as infrequências e comunicar aos pais, que muitas vezes nem sabem que os alunos não foram para a escola, compete a escola também informar aos responsáveis as boas práticas educativas e as atividades extracurriculares desenvolvidas pelas escolas. Resumindo família e escola devem andar de mãos dadas, tendo consciência de suas responsabilidades individuais e em conjunto, quando atingirmos esta meta, veremos grande evolução no ensino brasileiro.

Papel do professor

Para que esta nova proposta entre em ação, primeiro os professores devem ter melhores condições de trabalho, para posteriormente poder reavaliar o processo educativo, pois a mera informação perdeu espaço no mundo escolar hoje em dia, então faz-se necessário um professor mais dinâmico que tenha ciência que esta lidando com jovens que muitas vezes chegam na escola com fome, problemas em casa e sem contar os próprios confrontos típicos da puberdade, portanto o papel do educador é muito mais complexo nos dias de hoje, logo temos que nos repaginar, por exemplo, ouve-se muito a fala hoje em dia dos docentes "eu não sou psicologo como vou lidar com tais problemas", aí sem querer ser utópico tenho que lembrar o título do texto, pedagogia do amor com compromisso, com o tempo o educador passa a perceber o problema dos alunos pelo olhar, ou seja, o educador atualmente tem que ser sensível, outro problema que não é típico apenas do professor mais de toda a nossa sociedade, é a questão de fazermos pouco caso a respeito do pensamento dos jovens, quando agimos assim não conseguimos construir nos alunos uma relação de amizade, pois nos colocamos em um patamar de superioridade, portanto ao professor também compete uma relação democrático com seus alunos, pois em muitas situações de experiência de vida nos colocamos como alunos e os alunos como professores, em última instância o professor deve esta antenado para as evoluções tecnológicas que possam contribuir com a aprendizagem, não basta apenas abrir um livro e copiar a matéria, pois desta forma a aula fica menos dinâmica. Só que não custa lembrar, que um papel tão importante para a sociedade, como o do professor deve ser mais respeitado e valorizado, para que seu pensamento não se desvie do processo educativo.

Papel do aluno

O aluno tem que ter o entendimento que a escola é um lugar onde ele vai exercer sua cidadania, portanto ele tem que se policiar e ter limites, mais antes de gritarmos temos que lembrar que uma boa conversa é muito mais proveitosa do que um esporro em público, que pode inclusive levar a sequelas futuras e ou distanciamento professor/aluno. Portanto não basta dizer o não, temos também que explicar o não, uma boa forma de evitar alguns confrontos é a escola efetuar um estatuto, que lógico nesta proposta nova, tem que ser democrático e valorizar os dois lados da moeda.

A Direção

Como o próprio nome já explica, o papel da direção é coordenar todas estas propostas sitadas no presente texto, bem como da suporte para que os alunos respeitem a figura do professor, portanto o papel do diretor é o mais árduo, pois ao mesmo tempo que tem que ouvir todo mundo, também tem que tomar atitudes, mais sempre tendo ciência que deve agir de forma democrática e justa.

A União

A união tem que olhar com mais carinho a educação, e principalmente o educador, pois o salário do professor não condiz com o serviço prestado pelo mesmo. Também é atributo da União, ter ciência que o problema da educação no nosso país é secular e que qualquer proposta de ensino-aprendizagem tem que ser implementada de forma gradativa e não tendo
como o objetivo principal resultados rápidos.

Aos estados

Ao estado compete conferir se a proposta esta sendo implementada, sem contudo para isso tirar a autonomia de diretores e professores.

As prefeituras

A prefeitura tem que dar condições para que as propostas sejam implementadas de forma democrática e também de fiscalizar as verbas.

Espaço Físico

Para que a escola seja de fato a segunda casa do aluno, o espaço físico tem que ser o mais adequado possível, com laboratórios de informática, de ciências(com água e gás), biblioteca que valorize a expressiva literatura brasileira, quadra coberta e sala de aula arejada. 

Papel do psicologo

   Existem certas situações que fogem ao campo de atuação do professor e também da direção das escolas, portanto um acompanhamento psicológico é extremamente necessário em nossas escolas de ensino fundamental, para que problemas externos não afetem a aprendizagem do educandos.

O papel da informática

Não é possível dissociar a aprendizagem do aluno hoje em dia do uso da informática, pois nossos alunos já utilizam essa ferramenta desde que nascem praticamente, portanto competi ao educador um papel muito difícil, o de mostrar aos alunos como utilizar os recursos da internet de forma proveitosa para que esta geração não se perca totalmente na alienação.  Logo é extremamente necessário que os docentes, passem por um processo de adaptação para melhor explorar este recursos.

Considerações finais

 Este trabalho é baseado na comunicação com diversos educadores, educandos, diretores, famílias e cidadãos, e também, da observação de boas práticas, que isoladas geraram bastante sucesso ao longo dos tempos, e que acreditamos que integradas podem contribuir muito para uma melhoria da qualidade de ensino  em nossa nação.Em ultima instância esta proposta ainda não é definitiva,e portanto estamos abertos para sugestões futuras, porém sua concepção já esta delineada e tem como foco principal proporcionar ao aluno seu crescimento intelectual e moral, para que em um futuro próximo ele possa questionar seus direitos de forma lúcida e contribuir desta forma para que nossa nação seja mais justa, se existe esperança de mudança no quadro subversivo do nosso país, essa esperança tem que ser depositada nas crianças, pois nessa missão nossa geração falhou, em parte por que não estávamos preparados para a liberdade, em parte porque nos corrompemos em prol do individualismo.

https://grupoquestionar.forumeiros.com

2UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Empty Re: UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Qua Out 22, 2014 10:21 am

PedroVieiraZ



Gosteei muito Very Happy ' .. "porém se tivermos um local na escola onde o aluno possa expressar sua arte através do grafite" Gostei muito da ideia *uu*

3UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Empty Re: UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Qui Out 23, 2014 7:02 am

wanderley fraga de queiro



PedroVieiraZ escreveu:Gosteei muito Very Happy ' .. "porém se tivermos um local na escola onde o aluno possa expressar sua arte através do grafite" Gostei muito da ideia *uu*


Cool TAMBÉM GOSTEI .

É CLARO QUE HOJE EM NOSSA REALIDADE ESTA PROPOSTA É UTÓPICA.
POREM MUITO BEM DESENVOLVIDA, COM ALGUNS PONTOS FORTES, COMO O ENVOLVIMENTO FAMILIAR ,MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PROBLEMA VAI ALEM DA FAMÍLIA E DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR, O NOSSO PROBLEMA HOJE É ESTRUTURAL POLÍTICO E DO SISTEMA EDUCACIONAL.
QUERO LEMBRAR QUE QUALQUER PENSAMENTO EM PROL DE NOSSA SOCIEDADE É BEM VINDO E ESTE PROJETO COM CERTEZA VIRIA A SOMAR MUITO.
PARABÉNS POR SUA INICIATIVA AINDA QUE SEJA APENAS AMOSTRAGEM DO QUE PODERIA SER.

4UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Empty Re: UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Seg Nov 24, 2014 4:47 pm

Marcília



Muito bom! Gostei bastante dos objetivos do ensino de ciências.
Só não entendi muito bem a ideia de separar a ciências nas respectivas áreas. Como isso corrobora com os objetivos?

5UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Empty Re: UMA ESCOLA PARA OS ALUNOS Seg Nov 24, 2014 6:30 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Olá Marcília, muito obrigado pela pergunta e seja bem vinda ao grupo, respondendo a mesma - Só não entendi muito bem a ideia de separar a ciências nas respectivas áreas. COMO isso corrobora com os objetivos?
Bem como profº já trabalhei em diversas instituições de ensino e observei, que em instituições públicas o ensino de ciências privilegia muito a área biológica no ensino fundamental, o que de certa forma torna o ensino de química e física muito difícil de ser transmitido no ensino médio, portanto a divisão do curso de ciências apresenta dois objetivos principais.
- Estender a caga horária do curso de ciências, sem que no entanto, afete a interdisciplinaridade e a contextualização entre as matérias;
Explicação:
A ideia é que cada disciplina passe a ter 3 tempos semanais, sendo que as áreas de física e química, teriam que ter um tempo semanal em laboratório, pois aprender ciência sem experimentos é o mesmo que aprender culinária sem comida;
- Nesta fase "o ensino fundamental", o cérebro das crianças é igual a um computador zerinho em folha, portanto é legal que elas conheçam as disciplinas que explicam a natureza do universo(química), e como o mesmo funciona (física), acreditamos que o hábito faz o monge e desta forma esperamos incentivar o estudo destas duas áreas, que são vistas de forma muito rápida e parcial no ensino médio.
Eu entendo a sua visão a respeito da interdisciplinaridade e tenho profunda admiração pelas suas ideias, que hoje consigo entender, porém neste tópico acredito que a divisão tornaria o estudo de ciências mais justo, não privilegiando apenas a parte biológica.
Tenho conhecimento a respeito da principal crítica a este tópico, que é referente a questão da idade não ser correspondente com a abstração necessária, já li e reli várias teorias do conhecimento, só que nenhuma delas leva em consideração que os jovens hoje em dia tem muito maior acesso ao conhecimento, ou melhor dizendo a informação, que o tinham antigamente, portanto torna-se necessário um mediador, para que estas informações não sejam dadas de forma parcial.
A ideia de um curso de ciência integrada é muito bonita, porém pouco prática, pois o principal problema esta na formação acadêmica, que como sabemos privilegia muito mais as necessidades do mercado de trabalho, a uma formação integral do aluno, portanto o que acontece no quadro atual da educação na maioria das universidades é que infelizmente nos temos o técnico de física, de química e etc. sendo formado, pois é esta a ideologia pregada na maioria das instituições e em suas grades, portanto para não me estender mais e para concluir o raciocínio, acredito que a maioria dos professores não estejam preparados para as peculiaridades de cada disciplina e desta forma trabalhar as mesmas de forma integral, no dia que as universidades não privilegiarem apenas o conteúdo de cada disciplina em prol de uma formação integral de seus alunos, aí creio que a proposta de um curso de ciência integrado no ensino fundamental seja favorecido.
Em última instância, esta é apenas uma proposta e esta aberta a críticas e ou adições, e inclusive correções.

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