Questionar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso grupo é formado por pessoas que não se contentam com os produtos da sociedade capitalista, visando interpretar os conteúdos de forma não superficial .


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ser professor é

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Ser professor é Empty Ser professor é Qui Nov 20, 2014 2:57 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Ser professor é acordar todos os dias achando que pode contribuir para modificar o mundo e ir dormir tendo certeza, que modificou ao menos o mundo de alguém.
         Ser professor é uma troca desigual, onde recebemos muito mais do que doamos, pois oferecemos conteúdos, atenção, respeito,  e recebemos sabedoria, energia, juventude, vida e principalmente amor.
          Ser professor é olhar seu aluno, com olhos de pai,  é respeitar sua idade, é se interessar pelos seus problemas, é na verdade viver seus dilemas e mostrar que a sempre um caminho.
            Ser professor é ser amigo, é olhar a todos de forma igual, é acreditar naquele que ninguém mais acredita, é amar aquele que ainda não lhe entende, sem esperar nada em troca.
         Ser professor é ouvir, quando não for a hora de falar, é se expressar, quando for a hora que não se pode calar.
           Se professor é saber que todos somos diferentes, então não adianta esperar que os alunos sejam iguais, como os professores tradicionalistas sonham(é ainda existe este tipo de professor), portanto o educador deve explorar o que a de melhor, pois todo ser humano tem algo a oferecer.
           Ser professor é  não ser autoritário, pois a autoridade sufoca a liberdade e leva a escravidão da mente.
          Ser professor é, ter consciência que o aluno é igual a um diamante, portanto a verdadeira lapidação, que é aquela feita pelo coração, vai pegar um pedra bruta e transformar-la na pedra  mais valorizada do mundo.
          Ser professor é respeitar o conhecimento de todos, é não se achar o dono da verdade, pois em muitas situações o mestre se transforma em aprendiz e o aprendiz em mestre.
          Ser professor é cativar no aluno o amor pelo conhecimento e a busca pela verdade, mesmo que muitas vezes a verdade se confunda com a realidade e machuque um pouco, ainda sim, é melhor do que a mentira.
         Ser professor é ter humanidade, é saber muitas vezes que a fome, a pobreza, problemas em casa, estão comprometendo o processo educativo, portanto o educador não deve apenas ser um bom professor de sua matéria, mais também um mestre da vida e pela vida.
         Ser professor é ter a ciência, que a sua maior valorização profissional não advém apenas de bens matérias e sim na transformação do sujeito da educação, ou seja, o aluno, em alguém melhor.
Ser professor é não disseminar para seus alunos princípios desta política atual, que vê na escola apenas uma ponte para o mercado de trabalho em contraposição com a formação integral do aluno.(Colegas educadores, não vamos transformar nossos amados alunos em robozinhos que atendam as necessidades destes grandes empresários que ainda regem este país, vamos plantar uma sementinha do bem e enraizar ideias e princípios de contestação e de luta por direitos iguais, desta forma os educandos, vão ter armas para se defenderem, nesta selva que se tornou a vida atualmente)
      Ser professor é ser um sonhador, é acreditar que podemos ter uma nação mais justa, onde os valores de um homem não estejam apenas no que ele tem e sim no ele é, é portanto acreditar que o ser é maior do que o ter.
       Ser professor é esta passando a maior dificuldade do mundo e encontrar a felicidade no sorriso de uma criança.
         Ser professor é saber que toda grande árvore, um dia foi uma sementinha, logo o oficio do professor se confunde em parte com o do jardineiro, pois o bom mestre deve acompanhar o crescimento da plantinha em todas as suas fases, podando se necessário o que não presta, para que em um futuro, aquela árvore de bons frutos, portanto ao professor competi, uma prática muito difícil, que é o de deixar a "plantinha nunca morrer"( Não estamos falando de morte física, que fique claro e sim das diversas formas que uma escola tradicional, pode levar a morte intelectual de um educando).
      Ser professor é reconhecer sua humanidade, e que portanto esta apto a erros e acertos, portanto um mestre em algumas situações deve também saber pedir desculpas.
       Ser professor é lutar diariamente, pelos direitos dos seu alunos, mesmo que para tanto crie inimizades.
     Ser professor é entender que a sala de aula é um verdadeiro templo, onde tudo que é proliferado de forma errada na rua, deve se modificar para dar lugar a valores.
     Ser professor é saber que podemos ter dias maravilhosos, mais que também dias ruins virão, mais que devemos ser fortes e saber a hora certa do jogo virar, portanto por maior que seja o problema, o mestre deve se dar ao direito de dormir em paz.
     Ser professor é ser exemplo, mais não exemplo de perfeição, pois como sabemos não existe pessoa perfeita, portanto ao professor competi assumir seus defeitos e erros, mais sempre com o cuidado de não transmitir mensagens erradas, ou incompletas para os alunos, que quer queira, quer não veem o professor tal qual um espelho. Logo temos que em parte assumir nossa parcela de culpa pelo estabelecimento das reversões de valores, no mundo atualmente.
    Ser professor é ser um pouco artista, mais não no sentido de mentir sobre a realidade e sim no sentido de adaptação a idade do grupo que o mesmo esta trabalhando, pois para um jovem, um professor com espirito velho, é chato, e para um aluno de mais idade, um professor com ideias infantis não é também interessante, portanto o professor deve ser meio camaleão, de manhã X, a tarde Y e a noite Z.
   Ser  professor é valorizar as habilidades múltiplas, portanto o bom educador é aquele que consegue observar, dons, mesmo que não estejam atrelados diretamente com  a sua disciplina, logo o professor, deve ser de fato o maior aluno e buscar várias formas de conhecimento e o correlacionar em sala de aula.
    Ser professor atualmente é se reciclar e muitos vezes é necessário fechar um livro, em prol de uma aula mais dinâmica e prazerosa para o aluno, logo o professor deve reconhecer que na informática, por exemplo, o mesmo tem um grande aliado.
      Ser professor é não esquecer que sua classe só é desvalorizado, por que também é dividade, portanto devemos respeitar e reconhecer o trabalho dos nossos colegas educadores, em contraposição com um espirito egocêntrico/individualista/competitivo, para ser mais especifico temos que ter ciência que a escola é um corpo, e como um corpo, todos os seus seguimentos são importantes.
        Ser professor é ter prazer, quando um aluno que a tempos atrás era uma criancinha agora esta um homem feito e lhe cumprimenta na rua, falando da sua vida dos seus sucessos, como um filho que a muito não vê o pai.
          Ser professor, é ir a padaria e ouvir, bom dia mestre, é ir a uma lanchonete, e receber um como vai professor, é andar na rua de cabeça baixa, e ouvir la no fundo, e aí mestre não fala mais com pobre.
          Ser professor é esta experiência grandiosa de reconhecer o quanto podemos ser importante na vida de outrem, mesmo que esta pessoa não consiga enxergar isso.
           A luta por uma nação melhor, passa diretamente pelas mãos dos professores, portanto mestres deste país, agarrem esta oportunidade.

https://grupoquestionar.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Ao dia do professor

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos