Questionar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso grupo é formado por pessoas que não se contentam com os produtos da sociedade capitalista, visando interpretar os conteúdos de forma não superficial .


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A Origem do Universo

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1A Origem do Universo Empty A Origem do Universo Seg Set 22, 2014 3:57 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Existem diversas teorias para explicação da origem do universo, inclusive muitas de cunho religioso, uma das teorias mais divulgadas é a do Big Bang que diz que o Universo surgiu da explosão de um único ponto que canonizava uma energia tremenda e em frações de segundo foi formada a matéria a partir da energia, o que esta de acordo com a teoria de Einstein E=mc2(energia = massaxvelocidade da luz ao quadrado), porém neste processo também foi formada antimatéria que por ter sinal contrário anula a matéria, porém por esta em maior quantidade a matéria venceu, a partir daí surgiram átomos de  hidrogênio, hélio e lítio e mais a frente os corpos celestes. Baseando-se nesta sofisticada teoria abro este fórum da seguinte forma, toda teoria antes de ser aceita precisa de comprovações práticas, porém para esta teoria surgem alguns problemas como por exemplo a reprodução em laboratório das condições do inicio do universo por exemplo, neste sentido gostaria de saber a opinião do grupo se é possível dissociar completamente este tema da religião e como. Fica aqui um vídeo ilustrativo.



Última edição por Flavio Fernandes em Dom Set 28, 2014 3:49 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Expor um vídeo ilustrativo)

https://grupoquestionar.forumeiros.com

2A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Ter Set 23, 2014 10:06 am

Maciel Firmindo



Religião e Ciência sempre andaram em caminhos divergentes em relação à criação do universo. Cada um prega "teorias" completamente diferentes. Não obstante, acredito que ambas tem uma lógica a seguir para explicar o "quase inexplicável". O que posso dizer é que existem muitos mistérios entre o céu e a terra do que toda nossa vã filosofia, como diria nosso caro Willian Shakespeare.

3A Origem do Universo Empty Alguns comentários sobre o tópico Ter Set 23, 2014 2:40 pm

Thalesestevao

Thalesestevao

Gostaria comentar algumas coisas sobre este tópico, que é ao mesmo tempo polêmico e interessante.

Em primeiro lugar quero ressaltar que o termo "Big Bang" é inadequado para entender o que observamos quando olhamos para o universo. A ideia de uma "grande explosão" sugere que o universo teria explodido no início e se expandido até hoje devido a força desta explosão o que não é verdade. A observação nos diz, através da radiação cósmica de fundo, que o universo pode ter tido um início quente e muito denso, provavelmente com toda matéria do universo condensada em um ponto. Esta suposição provêm da teoria da relatividade geral de Einstein que explica com a matéria pode deformar o tecido flexível do espaço tempo e este é regido pelas equações de Einstein e pela relação de massa-energia (E=mc²). Numa condição dessa, não poderíamos ter massa com a conhecemos mas uma guerra titânica do mundo das subpartículas onde, a todo momento teríamos a criação de matéria e anti-matéria e aniquilação destas em forma de radiação gama.

O Universo, nestas condições não tinha como formar todas as estruturas que vemos hoje. Esse processo só pode ter ocorrido no momento em que a matéria prevalecesse sobre a anti-matéria levando a formação dos primeiros átomos. Mas daí surge algumas perguntas. A primeira é porque, neste universo primordial, a matéria prevaleceu sobre a anti-matéria e não vice-versa? segunda pergunta é: O que fez com que a matéria prevalecesse sobre a anti-matéria?

A partir do momento em que a matéria prevalece sobre anti-matéria começa a ocorrer a expansão do universo.

Outro problema com a teoria do Big Bang é que ela prevê um universo muito mais jovem que o observado o que não daria tempo para formar as estruturas de galáxias que observamos. Daí surgiu a necessidade de incluir na teoria (de uma forma até forçada) a inflação do universo nos primeiros momentos de existência deste. A Inflação consiste em uma expansão acelerada (superior até a velocidade da luz) do tecido do espaço-tempo que compõe todo universo.

O Big Bang é uma teoria que, por enquanto, nos dá uma boa visão do universo e nos ajuda a explicar diversos fenômenos que observamos no estudo da cosmologia, porém, apresenta falhas graves, concernentes ao momento inicial do universo primordial devido a isso não sabemos ao certo como responder as perguntas apresentadas acima. A Teoria em si em nenhum momento descarta a existência de Deus, pelo contrário sugere que algo ocorreu no início para "ativar" todo processo que apresentei acima. O que provocou isso é um mistério que não somos capazes de explicar e provavelmente nunca seremos. Desta forma podemos dizer que nada impede que o processo de surgimento (Ou criação) do nosso universo possa ter sido provocado por um ser superior o qual nós chamamos de Deus.

4A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Ter Set 23, 2014 3:44 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Thales, achei seu ponto de vista interessante, inclusive gostaria de fazer uma analogia, todos sabemos que um palito de fósforo sofre combustão, que é uma reação química na presença do oxigênio do ar,  porém, também sabemos que para que esta reação ocorra, é necessário uma faísca inicial, que ocorre através do atrito, a questão então é a seguinte, um dia teremos conhecimento de fato a respeito do que gerou o impulso inicial para que a energia se concentra-se em um único ponto, e posteriormente forma-se o  universo ou delegaremos a uma força divina o atrito do fósforo.
Para ajudar no debate indico ao grupo questionar o vídeo abaixo:
Como funciona o universo: O Big Bang,é a Origem do Espaço e do Tempo Por stephen hawking
https://www.youtube.com/watch?v=zKTYAjb_tdI&spfreload=1

https://grupoquestionar.forumeiros.com

5A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Ter Set 23, 2014 4:15 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Bela citação Maciel, o que torna este tópico tão conflitante, é a questão que o ser humano sempre atribuiu ao inexplicável aquilo que ele não consegue, ou não tenta explicar, seja por medo ou comodismo, foi assim desde o inicio da história da humanidade, porém da mesma forma que hoje em dia, não tememos a fúria de Zeus, em uma tempestade de raios, no futuro não teremos receio de confrontar nossas ideias com ideais de uma sociedade que esta a beira da falência. CRIAÇÃO OU NÃO EIS A QUESTÃO.

https://grupoquestionar.forumeiros.com

6A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Seg Out 13, 2014 8:10 am

wanderley fraga de queiro



Flavio Fernandes escreveu:Bela citação Maciel, o que torna este tópico tão conflitante, é a questão que o ser humano sempre atribuiu ao inexplicável aquilo que ele não consegue, ou não tenta explicar, seja por medo ou comodismo, foi assim desde o inicio da história da humanidade, porém da mesma forma que hoje em dia, não tememos a fúria de Zeus, em uma tempestade de raios, no futuro não teremos receio de confrontar nossas ideias com ideais de uma sociedade que esta a beira da falência. CRIAÇÃO OU NÃO EIS A QUESTÃO.
Smile Wanderley.

quero deixar aqui minha humilde posição acerca do criação do universo, como todo bom pensador tenho muitos questionamentos acerca deste assunto tão conflitante. primeiro não posso acreditar que uma explosão não sei onde nem porque poderia criar alguma coisa , se é explosão é porque esta com algum problema , sera? depois se não fosse a mão poderosa do Criador quem poderia fazer tudo em seu devido lugar? pois se o sol estivesse a alguns metros mais perto todos nós não Existeriamos. isso é apenas uma posição e não uma afirmação, sei que temos muitas coisas ainda para descobrirmos a cerca do universo que tenho certeza que daqui a pouco tempo teremos respostas. mais enquanto isso prefiro ficar na simplicidade do Criador que tem todo Universo em suas mãos.

7A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Seg Out 13, 2014 11:32 am

Thalesestevao

Thalesestevao

Bom Comentário Wanderley

Vamos esclarecer algumas coisas, conforme mencionei em minha postagem anterior. Muitos pensam que o Big Bang seria uma explosão, porém o termo não é muito adequado para descrever o que nós astrofísicos observamos ao apontarmos os telescópios para o céu. O que medimos, usando os diversos meios de detecção, é a luz emitida pelos astros no céu, que podem ser estrelas, galáxias, luz refletida por planetas e a radiação cósmica de fundo na região de microondas dentre outras coisas. É a radiação cósmica de fundo somada a descoberta da expansão do universos (a partir das medidas do desvio doppler da luz para o azul - Efeito doppler) que chegamos a conclusão que o universo teve um início quente e muito denso (toda a matéria do universo concentrada em um ponto) o que de acordo com a relatividade geral é chamada de Singularidade. Em uma situação destas não teríamos a matéria como a conhecemos pois o universos seria dominado pela luta de dois titãs a matéria e a anti-matéria, esses dois se aniquilando mutuamente produzindo radiação eletromagnética (mais precisamente radiação gamma) e está recriando matéria e anti-matéria em uma eterna dança cósmica de criação e aniquilação. Quem diz isso não sou eu ou especulações, mas a física de partículas que ocorre nos grandes aceleradores de partículas, como o LHC.

Ora, nesta situação descrita acima o universo teria uma certa estabilidade provisória, ou seja, nada mudaria enquanto este equilíbrio prevalecesse. Para que o processo de expansão do universo, e consequentemente a formação das estruturas que conhecemos (estrelas, galáxias e etc...) ocorresse era necessário que em algum momento este equilíbrio fosse quebrado. Para exemplificar o que quero dizer tente equilibra um ovo em pé sobre um prego de ponta para cima, depois do trabalhão imenso que vc teria para efetuar esta proeza o ovo ficaria equilibrado de uma forma tal que qualquer ventinho poderia fazer ele cair. Era esta a situação do universo primordial. No momento que este equilíbrio foi quebrado (não se sabe porquê, ainda está aberto a discussões) o processo de criação do universo teria início (é isso mesmo, o termo usado por muitos astrofísico é criação do universo e não formação do universo) e consequente expansão deste iniciou-se de forma muito abrupta, porém, notem que para o equilíbrio ser quebrado, da mesma forma que foi necessária um interação externa (o ventinho soprando sobre o ovo) é necessário que haja esse "ventinho" qualquer, ou seja uma aparente interação de nosso universo com algo externo para que o processo seja deflagrado, caso não houvesse esse "ventinho" o universo permaneceria eternamente naquela condição primordial. Tal interação externa ainda não é explicada, alguns teorizam que nosso universo teria surgido de um buraco negro pertencente a outro universo mais antigo que o nosso (teoria dos multiversos), porém, esta e outras teoria, embora matematicamente elegantes, são meras especulações as quais a maioria ainda não podemos provar. Uma vez iniciado o processo de predomínio da matéria sobre a anti-matéria o efeito se tornou irreversível e graçãs a conversão de energia em matéria e da atração gravitacional da matéria começa-se a criação de tudo que conhecemos.

Desculpem por ter escrito tanto, o processo muito mais complicado do que tentei descrever, porém, em nenhum momento a cosmologia despreza a possibilidade da existência de um Deus (ou pelo menos algo que pudesse provocar este desequilíbrio) hoje no LHC está se tentando reproduzir em laboratório os evento próximos do Big Bang (pois a energia necessária para se chegar "perto" deste fenômeno é estupidamente muito acima do que somos capazes de gerar), a fim de tentar entender como este processo se deu. Muito se avançou nas últimas décadas, mas, há um caminho muito longo e árduo a se percorrer.

Reparem, prezados colegas, que o Big Bang (embora o nome não seja adequado) é por enquanto a melhor teoria que temos para tentar explicar nosso universo, muita coisa ainda não se entende, como porque em um determinado instante específico a matéria "resolveu" prevalecer sobre a anti-matéria deflagrando o processo de criação, ou o que fez surgir (ou criar) a matéria e anti-matéria, e a radiação gamma, de onde veio? estas e muitas outras perguntas ainda estão no ar gerando muitas especulações em torno deste assunto. Mas, a verdade é que nem começamos a ver a ponta do Iceberg. Essa teoria, ao meu ver, ela aponta cada vez mais, para a existência de algo muito superior a nós, algo que transcende em muito a nossa realidade. Porque para nós pensadores é mais fácil aceitar teorias especulativas como a teoria que nosso universo poderia ter procedido de um Buraco negro de outro universo, fato este que não temos condições de provar do que aceitar a possibilidade da existência de uma inteligência muito superior a nossa que poderia ter provocado tudo isso. Inteligência esta a qual chamamos de o Criador?

wanderley fraga de queiro escreveu:
Flavio Fernandes escreveu:Bela citação Maciel, o que torna este tópico tão conflitante, é a questão que o ser humano sempre atribuiu ao inexplicável aquilo que ele não consegue, ou não tenta explicar, seja por medo ou comodismo, foi assim desde o inicio da história da humanidade, porém da mesma forma que hoje em dia, não tememos a fúria de Zeus, em uma tempestade de raios, no futuro não teremos receio de confrontar nossas ideias com ideais de uma sociedade que esta a beira da falência. CRIAÇÃO OU NÃO EIS A QUESTÃO.
Smile Wanderley.

quero deixar aqui minha humilde posição acerca do criação do universo, como todo bom pensador tenho muitos questionamentos acerca deste assunto tão conflitante. primeiro não posso acreditar que uma explosão não sei onde nem porque poderia criar alguma coisa , se é explosão é porque esta com algum problema , sera? depois se não fosse a mão poderosa do Criador quem poderia fazer tudo em seu devido lugar? pois se o sol estivesse a alguns metros mais perto todos nós não Existeriamos. isso é apenas uma posição e não uma afirmação, sei que temos muitas coisas ainda para descobrirmos a cerca do universo que tenho certeza que daqui a pouco tempo teremos respostas. mais enquanto isso prefiro ficar na simplicidade do Criador que tem todo Universo em suas mãos.

8A Origem do Universo Empty Re: A Origem do Universo Ter Out 14, 2014 6:48 am

wanderley fraga de queiro



Surprised .
Bom Amigo .
Estamos em franga conversa conflitante sobre o nosso misterioso universo . que tem apenas com sua formosura e seu esplendor tem atraidor milhares de pessoas desta terra a pensar e isso jé é tremendo. Pois o nosso planeta com suas diversidades e incontáveis constelações se podemos dizer assim, tem levado muitos estudiosos como nós a buscar respostas que como citou o amigo ainda estamos gatinhando ( como crianças) a minha preferencia de ficar com a simplicidade da Mão poderosa do criador não é apenas porque não sou físico ou estudioso do tema mais apenas pensador.e isso me da o direito de expressar . se para nós em pleno século 21 estamos tão conflitados com o nosso universo Imagine O velho Abrão , que como A Bíblia cita em Gênesis capitulo 15 versículo 5. quando Deus diz a Abrão vem para fora e olha as estrelas do céu e conta se puder assim será sua descendência. para um homem velho de setenta e cinco anos ter filhos já era impossível imagina sua mulher, que chegou a rir das palavras que ouvia, estamos assim rindo de nós mesmos pois ainda que com toda ciência e avanços não podemos afirmar nada apenas supor através de formulas e pretensões. Imagina o velho Abrão. um grande abraço.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos