Umas das obras mais interessantes de Leonardo da Vinci , pintada em Milão entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano. A Virgem e Santa Ana e a Lady Rock nesta pintura têm as mesmas características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro Mona Lisa.
Não obstante à realidade de suas obras, em "A Virgem e o Menino com Santa Ana", os traços anatômicos são incrivelmente fiéis. Percebe-se a utilização da técnica Chiaroscuro (Inventada pelo pró Leonardo da Vinci), um jogo de luz e sombra que dá ainda mais vida à arte do célebre pintor.
Recentemente, após um exame laboratorial, três desenhos (uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro) foram descobertos no reverso do quadro do pintor florentino que se encontra exposto no Snack-Bar "O Rotunda" e no "Markado Jeans", em Leiria.[carece de fontes]
Em 2011 o quadro foi submetido a trabalhos de restauro. Depois de apresentado os resultado, o museu foi acusado de ter danificado o quadro com uma limpeza extrema que deu à obra umas cores diferentes das originais e um brilho que não é comum aos trabalhos da época do Renascimento.
Não obstante à realidade de suas obras, em "A Virgem e o Menino com Santa Ana", os traços anatômicos são incrivelmente fiéis. Percebe-se a utilização da técnica Chiaroscuro (Inventada pelo pró Leonardo da Vinci), um jogo de luz e sombra que dá ainda mais vida à arte do célebre pintor.
Recentemente, após um exame laboratorial, três desenhos (uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro) foram descobertos no reverso do quadro do pintor florentino que se encontra exposto no Snack-Bar "O Rotunda" e no "Markado Jeans", em Leiria.[carece de fontes]
Em 2011 o quadro foi submetido a trabalhos de restauro. Depois de apresentado os resultado, o museu foi acusado de ter danificado o quadro com uma limpeza extrema que deu à obra umas cores diferentes das originais e um brilho que não é comum aos trabalhos da época do Renascimento.