Questionar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso grupo é formado por pessoas que não se contentam com os produtos da sociedade capitalista, visando interpretar os conteúdos de forma não superficial .


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Palácio de Fontainebleau

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Palácio de Fontainebleau Empty Palácio de Fontainebleau Dom Nov 09, 2014 11:30 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

O castelo de Fontainebleau, a cerca de sessenta quilômetros a sudeste de Paris, gozou de oito séculos de presença soberana contínua. Reis e rainhas, imperadores e imperatrizes não evitaram esforços para fazer do castelo, construído ao redor de uma torre de castelo medieval, um local magnífico. O castelo e seu parque foram declarados patrimônio mundial da UNESCO em 1981.
Utilizada pelos reis da França desde o século XII, a residência de caça de Fontainebleau, situada no coração de uma grande floresta na Île-de-France, foi reformada, ampliada e adornada no século XVI por Francisco I, que queria fazer dela uma “nova Roma”. “Rodeado de um amplo parque, o castelo, que encontrou sua inspiração em construções italianas, foi um ponto de convergência da arte do Renascimento e das tradições francesas”, assinala o site da UNESCO. Foi naquele local onde deu-se a criação da escola de Fontainebleau, movimento dominante da criação artística francesa até meados do século XVII.

Um retrato suntuoso do Renascimento

Francisco I, encantado com o Renascimento italiano, pediu a artistas latinos que se ocupassem da construção e decoração do palácio. Assim, deu ordens para que fosse edificada a Grande Galeria (galeria Francisco I), a primeira desta envergadura construída na França. Seu décor de pinturas, revestimentos, afrescos e estuques, criado pelo artista italiano Rosso Fiorentino, conta histórias da mitologia greco-romana e recita alegorias. Trata-se do mais famoso do Renascimento francês.
Foi Henrique IV o responsável pelas últimas ampliações significativas do palácio. Com a adição de, notadamente, a Bela Chaminé e a galeria dos Cervos, ele é ornado de grandes décors, concebidos por uma nova geração de artistas francesas, que constituirão a Segunda Escola de Fontainebleau.













https://grupoquestionar.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos