Questionar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso grupo é formado por pessoas que não se contentam com os produtos da sociedade capitalista, visando interpretar os conteúdos de forma não superficial .


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consciência negra

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Consciência negra Empty Consciência negra Sáb Out 11, 2014 3:31 pm

Flavio Fernandes

Flavio Fernandes
Admin

Esta chegando uma data muito especial, o dia da consciência negra, gosto de pensar que o Brasil é um pedaço da África na América, todos sabemos o que torna nosso país tão bonito, a diversificação cultural e de cores, neste sentido tenho muito orgulho das minhas raízes, gosto de pensar que sou descendente de um povo guerreiro, que foi massacrado, expulso de seu lar(a mãe áfrica), que foi escravizado, que continuou com orgulho de sua cultura, e reconstruiu seu lar aqui no Brasil, apesar das dificuldades. Quer coisa mais linda que os olhos grandes de uma criança negra, pedindo estudo, atenção, carinho e amor, pena que ainda vejamos esses mesmos olhos pedindo  comida, um agasalho e até esmolas. Não adianta omitir o preconceito, pois o mesmo ainda existe e machuca tanto quanto no período da escravidão, mas por mais que queiram omitir nossa ancestralidade, importando práticas de outras culturas, como shop,Self service, hotdog, nada disso substitui uma boa roda de samba, uma feijoada e uma roda de capoeira. Observaram que em momento nenhum no texto foi discutida a data especifica do dia da consciência negra, é por que acredito que todo dia é dia da consciência negra, portanto não devemos fazer reflexões apenas nesta data especifica, devemos sim respeitar os direitos  dos negros sempre, sei para quem me conhece que pode soar estranho eu fazer um texto desse, por causa do preconceito da minha pele, mais acontece é que voltando para o fato da diversificação, posso dizer com orgulho que também sou negro, pois meu pai era negro e se hoje voltei a ser o homem que sempre deveria ser, foi graças aos valores que meu pai me passou em vida, ou seja, não se deve reconhecer um negro apenas pela cor da pele e sim pelo brilho dos olhos, os mesmos olhos que refletem trabalho, respeito ao próximo, amor pela democracia e luta por direitos iguais, essa deveria de fato ser a consciência negra, todos somos descendentes de negros e mesmo quem não tenha esta ascendência, deveria respeitar, os direitos dos negros, mais não só dos negros, dos índios, dos homossexuais, dos habitantes de comunidades, dos deficientes, deveriam portanto respeitar os seres humanos como um todo.Podem tirar tudo do Brasil, sua matéria-prima, sua política, sua educação, mais sabe a única coisa que não se pode tirar do brasileiro é a sua raiz, pois assim como uma árvore sem raiz não tem vida, um povo sem raiz também esta morto. Em última instância acredito que todas as cores devam convergir para uma só, a cor do respeito. Poderia expor milhares de vídeos que ilustrem a importância da cultura africana, para o povo brasileiro, mais vou expor apenas dois, o primeiro que é uma música de Bob Marley, um músico Jamaicano que lutou pela igualdade racial e o outro é para aqueles que insistem que o preconceito esta acabando, o caso do preconceito contra o goleiro Aranha, por quase um estádio inteiro de futebol( é hipocresia acreditar que a luta contra o racismo acabou).

https://grupoquestionar.forumeiros.com

2Consciência negra Empty Re: Consciência negra Sex Out 17, 2014 1:16 pm

denis



No dia em que nós pararmos de tentar atribuir um dia aos negros,e pararmos de nos preocupar com a consciência negra,amarela ou branca e nos preocuparmos mais com a consciência humana, nesse dia e somente nesse dia o racismo desaparecerá!!! (DENIS FABIANO)

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» O Mistério da Múmia Negra

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos